A Impressionante cidade das formigas



As formigas são animais muito interessantes e curiosos, principalmente em relação ao modo como se organizam em grupos sociais. Sociedades animais complexas, como a das formigas, abelhas e vespas, são caracterizadas na biologia pelo termo eusocialidade, que designa uma sociedade em que há sobreposição de gerações em um mesmo ninho, cuidado coletivo e cooperativo com a prole e divisão hierárquica de tarefas.

A existência de animais eusociais ainda intriga muitos biólogos que se aprofundam no modo de organização e produção desses grupos. Alguns pesquisadores, interessados em saber como era a estrutura de uma colônia de formigas, encheram um formigueiro abandonado com cerca de 10 toneladas de cimento, durante 3 dias.

Após um mês, eles começaram as escavações, liderados pelo professor Luis Forchi, e o resultado não poderia ser mais surpreendente. Procurando desvendar a “Cidade das formigas”, os biólogos descobriram uma verdadeira Megalópole, com estradas subterrâneas, rotas de transporte alternativas, atalhos ligando as câmaras principais… e tudo isso pode ser visto no documentário “A cidade das Formigas “, de Luis Forchi. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário